O estágio prático oficial nas faculdades de medicina italianas, conhecido como Tirocinio Pratico Valutativo per Esame di Stato (TPVES), é composto por 300 horas de experiência prática, distribuídas ao longo de três meses. Essas horas são divididas em três áreas principais: 100 horas em medicina interna, 100 horas em especialidades cirúrgicas e 100 horas com um médico generalista (também chamado de médico de família).
Você terminou os primeiros 4 anos?
Para começar o TPVES, é obrigatório ter completado todos os exames dos quatro primeiros anos da faculdade de medicina. Isso garante que os estudantes possuam o conhecimento teórico necessário para iniciar sua jornada prática.
Durante o estágio, os estudantes mantêm um registro em um caderno de acompanhamento, que deve ser atualizado e assinado regularmente pelo tutor médico responsável, geralmente um professor da especialidade. Esse caderno serve como um documento oficial do progresso do estudante e é necessário para solicitar a formatura.
Precisa de mais experiência?
Embora 300 horas de prática possam parecer pouco, essas são apenas as exigências oficiais para a licença após a formatura. Existem inúmeras outras oportunidades para os estudantes adquirirem habilidades e experiências adicionais por conta própria, seja por meio de organização pessoal ou participação em programas como o Erasmus. Ou seja, quem quiser ir além pode e deve buscar essas chances extras.