O processo de escrever uma tese de medicina na Itália geralmente começa no 5º ano da faculdade. Trata-se de um trabalho original que pode levar até um ano para ser concluído, exigindo muita dedicação, tempo e pesquisa. É essencial começar a pensar no tema da tese cedo, levando em consideração o departamento em que você quer desenvolvê-la e o professor que poderá orientá-lo.
Alguns departamentos podem exigir que você tenha uma média alta ou que trabalhe por um ano no local antes de lhe darem um título para iniciar a redação.
2 caminhos para seguir
As teses médicas na Itália geralmente se dividem em duas categorias: experimental e observacional. Nos projetos experimentais, você formula uma hipótese, conduz um experimento e realiza uma análise estatística para aceitar ou rejeitar a hipótese. Já os projetos observacionais se baseiam em pesquisas já existentes para tirar conclusões, como uma meta-análise sobre um tema específico.
Além disso, é possível realizar a tese fora da sua universidade, até mesmo no exterior, com financiamento completo, embora essas oportunidades variem bastante de uma instituição para outra.
Regras e avaliações
As teses são cuidadosamente avaliadas, e os critérios de avaliação podem variar. Entre os fatores mais comuns estão a qualidade da escrita, o tipo de tese, o domínio do assunto e as respostas às perguntas que serão feitas pela banca durante a defesa.
Há regras detalhadas quanto ao formato da tese: o tamanho e tipo da fonte, títulos, espaçamento, estilo de bibliografia e até a colocação do logotipo. Até as cores do slideshow para a defesa são orientadas por um guia de estilo da universidade.
Apesar dessas regras rígidas sobre o conteúdo e impressão da tese, a capa geralmente é escolhida pelo estudante. Você pode selecionar a encadernação, cor e textura da capa, se a impressão será colorida ou preto e branco, além de outras opções que influenciam tanto o visual quanto o custo de impressão.
Defendendo a sua tese e o grande dia da formatura
Depois de concluir sua tese, o próximo passo é defendê-la no dia da sua formatura. Nesse momento especial, você apresentará sua tese a uma plateia que pode incluir apenas uma comissão de professores ou todos os presentes no dia — colegas de turma, amigos, familiares e, claro, a comissão avaliadora.
A apresentação geralmente é feita com um slideshow, onde você explica a teoria por trás do seu experimento, os métodos e materiais utilizados, a análise estatística e, finalmente, a interpretação dos seus resultados.
Após a apresentação, a banca faz perguntas, e suas respostas são cruciais para garantir sua aprovação. A qualidade da sua apresentação e das respostas determinará sua nota final, que pode chegar a 110.
Se você passar com sucesso por essa etapa, estará oficialmente pronto para se formar e ser proclamado médico!